A maioria (62,54%) visitava Bonito e região pela primeira vez em busca de lazer (83,82%), viagem motivada pelo ecoturismo e belezas naturais (88,89%).
Hotéis e pousadas foram os meios de hospedagem utilizados por 70% dos visitantes, com 42,38% optando por reservas diretas. Informações sobre o destino foram pesquisadas nas redes sociais por 48,80% e 51,47% utilizaram as agências de turismo em algum momento da viagem.
O tempo de permanência na região da maioria (51,51%) dos entrevistados foi de 4 a 5 dias, 49,39% fizeram a viagem de carro e 44,59% viajaram em família.
Em relação ao período da viagem, 32,07% disseram que visitam Bonito e região nos feriados prolongados, com 34,21% respondendo que a diversidade das atividades é o fator motivador para a escolha dos destinos.
Dentre os atrativos, os mais visitados foram: balneários (22,83% dos visitantes pesquisados), cachoeiras (18,45%) e flutuação (14,96%).
O levantamento do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito incluiu também o nível de satisfação dos turistas quanto aos serviços ofertados. Infraestrutura recebeu “ótimo” de 31,84% do universo pesquisado; segurança, 64,39%; gastronomia, 61,10%; passeios, 71,90%; e atendimento, 67,44%.
Saiba: Com apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), o levantamento gera informações que apontam não apenas tendências do fluxo turístico em Bonito, Jardim e Bodoquena, como contribui para planejamento futuro de ações para aprimoramento do atendimento, promoção e divulgação dos destinos, na avaliação do presidente do Bonito Convention, Rodrigo Coinete.
Um dos itens do questionário realizado por nove pesquisadores trata da percepção espontânea do turista sobre Bonito, revelando as mais variadas reações e sensações para descrever a experiência vivida em uma palavra, como: lindeza, familiaridade, iluminado, astral lindo, encantador, abençoado, admirável, conexão, Deus, gratificante, fantástico e maravilhoso.