Esportes

Análise: evolução do Corinthians com António minimiza consequências de queda no Paulista

Timão venceu quatro dos últimos seis jogos na temporada e deve mirar preparação para algo maior


Corinthians estar fora da fase de mata-mata do Campeonato Paulista soa como absurdo. Porém, dois Corinthians estiveram em campo na atual edição do estadual. A versão de António Oliveira, de nítida evolução, é capaz de amenizar uma situação constrangedora para o maior vencedor da competição na história, que se despede do torneio com uma rodada de antecipação. 

O crescimento do Corinthians sob o comando do português reflete nos resultados. São quatro vitórias nos últimos seis compromissos pela temporada, três desses resultados ocorreram no Paulistão.

O fardo carregado pelo início de competição, contudo, era pesado demais e não permitia qualquer derrapada nesta reta final. Nem a vitória por 3 a 2 conquistada no fim contra o Santo André, neste sábado, na Neo Química Arena, teve capacidade de corrigir uma rota destinada à queda precoce no estadual.

Foram cinco derrotas consecutivas, quatro delas com Mano Menezes, e a briga contra o rebaixamento como realidade. Para avançar, era o Corinthians do erro quase zero e da sorte. A derrapada contra a Ponte Preta, na semana passada, sacramentou um cenário visto como provável nas últimas semanas. 

Nem o próprio António Oliveira discursou sobre classificação em algum momento. A comissão técnica se mostrou ciente de como a missão de ir ao mata-mata dependeria de muitos fatores, inclusive aqueles fora do alcance do trabalho. 

– Sempre disse que faremos as contas no fim. Desde que assumi já estávamos em contratempo. Nunca, entre nós próprios, falamos isso. Fazemos a nossa parte e a fizemos bem. Foi uma vitória do grupo que acreditou, que não desistiu. No fim, faremos as contas – disse António Oliveira no sábado, antes de a Inter de Limeira vencer o Ituano e eliminar o Timão.

A matemática jogava até às 21h50, quando a vitória da Inter de Limeira era confirmada diante do Ituano. A desvantagem de quatro pontos tornou impossível a classificação do Corinthians na última rodada. 

 

 

 

Por Redação do ge — São Paulo