Mundo

Laboratório que armazena vírus mortal explode na Rússia

De acordo com informações divulgadas pelo Vector, o incidente aconteceu durante uma inspeção sanitária


Um laboratório russo que guardava amostras do vírus da varíola, doença erradicada em 1980 explodiu na última segunda-feira (16). A informação foi divulgada pela direção do próprio laboratório, o Centro Russo de Pesquisa em de Biotecnologia e Virologia (Vector), e repercutiu em veículos de imprensa internacionais, como a rede de notícias CNN.

A varíola foi declarada erradicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1980 e o último foco foi registrado na Somália. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, estima-se que a doençatenha matado 800 milhões de pessoas em 80 anos de existência e é considerada uma das piores doenças infecciosas já vistas.

De acordo com informações divulgadas pelo Vector, o incidente aconteceu durante uma inspeção sanitária e apenas um funcionário se feriu. O cômodo que incendiou, continuou o laboratório, não armazenava nenhum tipo de material biológico e a explosão não comprometeu a estrutura do prédio.

Localizado nas proximidades da cidade de Novosibirsk, maior cidade da Sibéria e a cerca de 3 mil quilômetros de Moscou, Vector foi um dos laboratórios nos quais eram desenvolvidas armas biológicas durante a Guerra Fria, informou a CNN. Além deste, outro laboratório autorizado a armazenar este vírus é o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.