Mundo

Centenas de pessoas são evacuadas por inundações na Espanha

Uma porta-voz dos serviços de emergência da região de Valencia informou a evacuação


Os serviços de emergência anunciaram, neste domingo (15), que centenas de pessoas foram retiradas de suas casas no sudeste da Espanha.

 

Nos últimos dias, a região foi castigada por chuvas torrenciais que começam a recuar após terem deixado seis mortos.

Uma porta-voz dos serviços de emergência da região de Valencia informou a evacuação de dois campings na província de Alicante: um em Crevillente, com 300 pessoas; e outro, em Guardamar.

O transbordamento do rio Segura nos últimos dias também levou à retirada preventiva de uma comunidade no município de Almoradí, onde vivem cerca de 200 pessoas, acrescentou a porta-voz.

No último saldo divulgado pelo Ministério do Interior, antes destas recentes evacuações, o número global de desabrigados chegava a 3.500. O temporal causou graves danos no sudeste do país.

A zona sofreu precipitações recordes nos últimos dias, levando a seis óbitos, além de bloqueios de estradas em linhas ferroviárias e importantes inundações nas regiões de Valencia, Murcia e Andaluzia.

Ainda não há um balanço dos danos materiais. O presidente da região de Valencia antecipou no sábado que "a catástrofe vai deixar graves sequelas econômicas".

Imagens exibidas pela televisão pública mostravam moradores retirando água de suas casas, e militares usando lanchas, ou helicópteros, para resgatar pessoas de áreas isoladas.

A tempestade se deslocou para o centro da península Ibérica, onde a agência meteorológica estatal mantém 14 províncias em alerta por fortes chuvas.

No sábado, o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, visitou a região. Depois de sobrevoar de helicóptero a cidade de Orihuela, em Valencia, Sánchez esteve em um centro de comando para operações de emergência, informou seu gabinete.

O rei Felipe VI lamentou as mortes e os danos materiais.