Esportes

Pan: Rafaela Silva domina e fatura primeiro ouro em Pan-Americanos

A brasileira passou pela americana Amelia Fulgentes nas quartas e derrotou a cubana Anailys Dorvigny na semifinal para chegar à decisão do ouro


Não tem para ninguém: Rafaela Silva é campeã pan-americana na categoria até 57kg do judô. Nesta sexta-feira, a brasileira derrotou a dominicana Ana Rosa por ippon e ficou com a medalha de ouro no Pan de Lima.

 

A brasileira passou pela americana Amelia Fulgentes nas quartas e derrotou a cubana Anailys Dorvigny na semifinal para chegar à decisão do ouro. Este foi o primeiro título de Rafaela em Pan-Americanos, que já tinha uma prata e um bronze. 

- Com certeza era a medalha que estava faltando na coleção. Eu estava me cobrando tinha um tempo. O primeiro Pan-Americano eu fui prata, nos últimos Jogos eu fui bronze. O ouro eu não tinha, não cheguei perto. Então era uma coisa que vinha cutucando na minha cabeça. Jogos Pan-americanos são sempre amarrados, estou muito feliz com meu resultado - afirmou Rafaela ao canal SporTV.

Além de Rafaela, Daniel Cargnin e Jefferson Santos Junior também garantiram medalhas para o Brasil: Daniel perdeu para o dominicano Wander Mateo e ficou em segundo na categoria até 66kg, enquanto Jefferson conquistou o bronze na até 73kg sobre o mexicano Eduardo Araujo.

- Eu acho que eu saio sabendo que eu posso melhorar, então isso já é um ponto positivo. Medalha de prata não era o que eu queria, mas assim, avaliando as circunstâncias da luta até que foi um resultado que deixou um pouco a desejar. Está bom também, pensando na questão do processo, na questão de um desenvolvimento para a Olimpíada. Acho que é válido e que para o decorrer do ano, em busca dos Jogos Olímpicos, foi uma participação boa - desabafou Daniel ao fim da luta, em entrevista ao canal Sportv.

O Judô do Brasil participou 13 vezes do Pan e já ganhou 39 ouros, 36 pratas e 55 bronzes desde a edição de São Paulo, em 1963. Nesta edição, o Brasil conta com 13 atletas, a maioria jovens. Na última quinta-feira, ganhou outros dois ouros: Renan Torres (-60kg) e Larissa Pimenta (-52kg). Além dos cinco atletas, a delegação conta ainda com Larissa Farias, que ficou em quarto na última quinta (48kg), Aléxia Castilhos (63kg), Ellen Santana (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Beatriz Souza (+78kg), (66kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg) e o campeão de Toronto 2015, David Moura (+100kg).

Com as medalhas do judô, o Brasil se isolou na segunda colocação no quadro de medalhas, com 41 ouros, 36 pratas e 57 bronzes. Os Estados Unidos lideram, com 83 ouros conquistados.