Mundo

Ucrânia captura petroleiro russo, e Moscou ameaça retaliar

O SBU informou que o cargueiro russo foi apreendido ao atracar no porto de Izmail


Ucrâniaanunciou nesta quinta-feira, 25, a apreensão do cargueiro Nika Spirit, de bandeira russa, no porto de Izmail. Segundo as autoridades, a embarcação é suspeita de envolvimento na captura de três navios militares ucranianos pelas forças de segurança russas em 2018. Moscou alertou que estuda a situação para tomar “as medidas adequadas”.

No comunicado publicado nas redes sociais, o Serviço de Segurança Ucraniano (SBU) disse que os proprietários do navio alteraram seu nome de “Neyma” para “Nika Spirit” com o objetivo de “esconder seu envolvimento nesse ato de agressão”. Na ocasião, a embarcação teria bloqueado a passagem da Marinha ucraniana no Estreito de Kertch, facilitando a captura dos três barcos pelos russos.

O SBU informou que o cargueiro russo foi apreendido ao atracar no porto de Izmail. De início, Kiev e Moscou não apresentarem mais informações, mas a agência de notícias Interfax, citando uma fonte ligada ao caso, afirmou que “cerca de 15 membros da tripulação”, todos russos, estariam a bordo.

As forças ucranianas embarcaram no cargueiro e o revistaram, recolhendo documentos e interrogando os membros da tripulação, informa a nota da SBU.