Geral

Governo estrutura cadeia produtiva e beneficia 70 mil famílias de pequenos agricultores

O órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar) conta com 79 agências municipais e oito regionais, além de dois postos avançados, centro de pesquisa e de comercialização (Cepaer e Cecaf).


Em Mato Grosso do Sul mais de 70,7 mil famílias se dedicam à agricultura familiar e, para produzir alimentos de qualidade contam com a assistência técnica de 476 profissionais capacitados. O apoio vem do Governo do Estado, por meio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

O órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar) conta com 79 agências municipais e oito regionais, além de dois postos avançados, centro de pesquisa e de comercialização (Cepaer e Cecaf).

Dando seguimento à política de apoio à Agricultura Familiar, o Governo do Estado tem aumentado os aportes técnicos e financeiros ao setor. Entre as melhorias estão a entrega de maquinários para todos os municípios sul-mato-grossenses, a criação das centrais de abastecimento, o auxílio na organização de cooperativas e associações, as ações de reforço na assistência técnica, a recuperação de estradas municipais e o empenho para regularização de títulos de terras consolidam a política de desenvolvimento.

“Conforme nos recomendou o governador Reinaldo Azambuja, implementamos uma política de modernização da agricultura familiar a fim de valorizar e promover a fixação do homem no campo, oferecendo condições para a melhoria da produção e da competitividade de assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas”, afirma o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

Patrulhas mecanizadas

A fim de dar condições técnicas para ampliar a produção, o Governo do Estado distribuiu 900 tratores e implementos, além de 260 máquinas pesadas. Em 2020, Mato Grosso do Sul protagonizou a maior entrega de máquinas e equipamentos já feita aos municípios do Estado, com 252 patrulhas mecanizadas.

Aquisição de alimentos

Da assistência na produção até a venda, o Governo do Estado tem articulado ações que garantem a comercialização dos produtos. Dessa forma, por meio dos Programas de Aquisição de Alimentos foram comercializadas mais de 1,3 mil toneladas de 138 tipos de produtos. Juntos, os PAA da Conab e o Estadual movimentaram R$ 4,7 milhões e beneficiaram mais de 1 mil famílias.

Através do PAA, agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos públicos: os órgãos compram os alimentos da agricultura familiar, sem necessidade de licitação, e os destinam às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, à rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino.