Entretenimento

Kombucha: confira os benefícios da bebida probiótica

Quem está ativo nas redes sociais, já deve ter se deparado com alguma imagem do Kombucha, o chá da vez! Para quem não conhece, nada mais é do que uma bebida de origem chinesa que vem se popularizando entre aqueles indivíduos que querem adotar uma vida mais saudável.


Quem está ativo nas redes sociais, já deve ter se deparado com alguma imagem do Kombucha, o chá da vez! Para quem não conhece, nada mais é do que uma bebida de origem chinesa que vem se popularizando entre aqueles indivíduos que querem adotar uma vida mais saudável.

A produção é feita pela fermentação conhecida como S.C.O.B.Y, colônia de bactérias e leveduras que proporciona ao organismo diversos benefícios. De acordo com Ju Fuscaldo, especialista em chás e fundadora da Experiências do Chá, existem muitas qualidades probióticas encontradas no produto.

Segundo Fuscaldo, o Kombucha produz enzimas que auxiliam na digestão e tem vitaminas do complexo B e K, provenientes para o processo metabólico dos microrganismos. "Outro ponto importante é que seu consumo regular faz com que os tecidos recebam mais oxigênio e a partir daí consigam produzir mais energia" explica.

Dessa forma, se você quer adotar essa bebida deliciosa e cheia de vitaminas na sua dieta, confira os seus benefícios:

  • Fortalece o sistema imunológico e combate o envelhecimento precoce
  • Por ser uma bebida probiótica e com ação antioxidante é um ótimo complemento para a dieta detox
  • Auxilia na imunidade do corpo, visto que deixa o organismo menos suscetível a doenças. Além disso, melhora na ingestão e absorção de nutrientes, combatendo assim a ação dos radicais livres contra o envelhecimento precoce
  • É um estimulante energético
  • Como possui o ferro em sua composição, o que é liberado durante o processo de fermentação, acaba sendo responsável por melhorar o transporte de oxigênio no sangue. 
  • Possui pequena quantidade de cafeína, o que faz dela um estimulante para a produção de energia no nosso organismo

Ajuda contra inflamações

Como a bebida é rica em fermentados, contribui com a redução de 19 compostos inflamatórios, entre eles a interleucina-6, que tende a desencadear diabetes tipo 2 e a artrite reumatoide.

Fortalece as articulações

Entre os nutrientes encontrados no produto estão a glucosaminas, responsável pela produção do ácido hialurônico, que previne a dor nas articulações e consegue preservar justamente a produção do colágeno.

Melhora o sistema digestivo

Os micro-organismos presentes na fermentação do chá ajudam na saúde intestinal, evitando incômodos, como a prisão de ventre e a diarreia. Além disso, produz enzimas que combatem o mal-estar digestivo.