Entretenimento

Origem da pasta de amendoim: saiba onde ela nasceu e conheça seus benefícios

Outros garantem que a pastinha é americana. Sobre seu sabor, porém, todo mundo concorda: é delicioso. Vem com a gente que te contamos essa história e ainda te damos dicas de receitas!


Pouco se sabe sobre a verdadeira origem da pasta de amendoim. Quem teria tido a maravilhosa ideia de triturar o amendoim até ele virar uma manteiga? Uns dizem que ela era consumida pelos Incas e Astecas. Outros garantem que a pastinha é americana. Sobre seu sabor, porém, todo mundo concorda: é delicioso. Vem com a gente que te contamos essa história e ainda te damos dicas de receitas!

Origem da pasta de amendoim: afinal de contas de onde ela é?

Americana a pasta de amendoim com certeza é, mas teria nascido no Norte ou no Sul? Os historiadores acreditam que ela tenha sido originada na América do Sul, já que o amendoim nasceu lá, e que era consumida pelos povos pré-colombianos Incas e Astecas. Mas, e como ela teria ido parar nos Estados Unidos que são seus maiores consumidores? Estudiosos defendem que depois da Grande Depressão de 1929, o amendoim em forma de manteiga foi um recurso para alimentar crianças e promover saciedade. Por lá, também não existe nenhum registro atestando quem criou a manteiga de amendoim, mas acredita-se em duas suposições: a primeira, aponta George Bayle, um produtor de alimentos de St. Louis, no Missouri, que teria começado a fabricar o produto a pedido de um médico que precisava prescrever uma proteína para seus pacientes idosos. A segunda diz que o “inventor” teria sido George Washington Carver, um agrônomo e cientista afro-americano, que queria ajudar os fazendeiros pobres com plantações alternativas, recuperando solos desgastados e cultivando amendoim.

Benefícios da pasta de amendoim para a saúde

– É rica em proteínas. O amendoim naturalmente tem uma boa concentração desse nutriente;

– É fonte de gorduras boas, como o ômega 3, que fortalece o sistema imunológico e reduz a inflamação no corpo;

– Para quem se exercita, evita cãibras, por conter magnésio e potássio;

– Tem vitaminas do complexo B, que melhoram o funcionamento das mitocôndrias, fornecendo energia para o corpo e

– Ajuda a prevenir lesões musculares, por ser rica em antioxidantes como a vitamina E e fitosteróis.

Como fazer pasta de amendoim

Agora que você já aprendeu um pouco da história da pasta de amendoim, que tal fazer uma versão caseira? É muito simples, você só vai precisar de um processador de alimentos e do próprio amendoim (dica: use o cru e sem pele). Para fazer a manteiga, torre levemente o amendoim e depois triture por uns 5 minutos em um processador de alimentos, até ficar com a consistência desejada. Para turbinar sua receita, use açúcar ou adoçante natural para ficar mais adocicada, cacau em pó para ficar mais achocolatada e canela ou cardamomo para ficar perfumada.

Receitas com pasta de amendoim

pasta de amendoim é um ótimo acompanhamento e pode ser consumida com frutas e pães, mas também serve como ingrediente para bolos, cookies e vários outros doces.