Entretenimento

Ônibus transformado em motorhome anfíbio é mais versátil que qualquer iate

O que move o veículo, tanto nas águas quanto nas estradas, é um motor turbodiesel Caterpillar 3126E de 334 cv. A força é passada para as rodas traseiras ou para o par de hélices de bronze, de 19 polegadas.


Motorhomes são ótimas escolhas para viajar com a família e amigos. Já os iates são perfeitos para passar um dia de sol em praias, rios, lagos ou represas. Ambos têm propostas de lazer parecidas. Mas e se as duas coisas pudessem ser combinadas em um único veículo?

Terra Wind faz isso. Trata-se de um ônibus anfíbio com interior de motorhome e capaz de navegar em água doce – desconsidere o dia de sol em mar aberto. A criação é da empresa americana Cami, especializada em anfíbios, e foi idealizada no começo dos anos 2000.

O que move o veículo, tanto nas águas quanto nas estradas, é um motor turbodiesel Caterpillar 3126E de 334 cv. A força é passada para as rodas traseiras ou para o par de hélices de bronze, de 19 polegadas.

 

Reprodutor de vídeo de: YouTube (Política de PrivacidadeTermos)

 

No asfalto, o Terra Wind pode chegar a uma velocidade máxima de 128 km/h. No modo aquático ele não é tão rápido, alcançando até 8 nós náuticos, algo em torno de 14 km/h. O que não é um problema, visto que iates não precisam ser tão potentes.

O funcionamento é bem simples: basta o motorista se aproximar da água e mudar a transmissão terrestre para o ponto morto e colocar a transmissão aquática no drive. A partir daí, a agora embarcação passa a ser controlada por um joystick de dentro da cabine.

No tamanho, o Terra Wind é praticamente igual a um ônibus rodoviário convencional. Tem aproximadamente 13 metros de comprimento, 2,5 m de largura e quase 15 toneladas. Mesmo assim, o veículo só consegue navegar em águas mais rasas, suporta ondas de até um metro e ventos de até 64 km/h.

O interior é surpreendentemente confortável. O piso é de cerâmica, os armários de teca, estofamento de couro e as bancadas, de granito. Para completar, o ônibus-iate ainda tem cama queen-size no quarto principal e uma jacuzzi. Claro, como um bom motorhome ele também vem equipado com uma cozinha completa, sistema de som e TV de plasma – na época era o melhor que existia.

No site oficial da Cami, o Terra Wind é anunciado por U$ 1,2 milhões, equivalente a aproximadamente R$ 6 milhões na cotação atual. É preço de iates luxuosos por um veículo do início dos anos 2000, com tecnologia ultrapassada. Ainda assim, seria um bom veículo para passeio ou ótimo item para um colecionador de veículos “diferentões”.