Entretenimento

Seis cervejas artesanais mineiras ideais para degustar no tempo frio

Se no verão tendemos a consumir cervejas leves e refrescantes, e no inverno cervejas escuras, robustas e complexas; no outono é possível transitar entre os dois universos e aproveitar opções com aromas marcantes e elegantes.


O outono é uma das estações mais belas e agradáveis do ano. No Brasil, a temporada, conhecida como o período das frutas, tem temperaturas amenas durante o dia e ares levemente mais frios ao longo da noite. Esse clima equilibrado combina com a degustação de cervejas ricas em sabor e que apresentam notas frutadas e de especiarias.

Se no verão tendemos a consumir cervejas leves e refrescantes, e no inverno cervejas escuras, robustas e complexas; no outono é possível transitar entre os dois universos e aproveitar opções com aromas marcantes e elegantes. Receitas de American Pale Ales, Ales, Stouts são algumas que mais harmonizam com essa estação.

Abaixo você confere indicações de cervejas mineiras que têm muita personalidade, apresentam características como malte em evidência, notas marcantes de lúpulo e possuem sabores especiais. Elas são ideiais para o consumo nesta época do ano. Confira:

 
 

Áustria Dunkel (Krug Bier)

© DivulgaçãoA Áustria Dunkel é uma cerveja de leve teor alcoólico, que conta com uma espuma densa e cremosa. Visualmente, a cor rubi escuro dessa opção faz uma interessante referência às tonalidades do outono e o seu rico sabor traz consigo um misto de aconchego e elegância. "No aroma, as notas de caramelo toffee do malte Munich são o destaque dessa cerveja, juntamente com notas de nozes, chocolate e café, e um discreto dulçor, seguido por um final ligeiramente seco. A Áustria Dunkel é uma cerveja de baixa fermentação, que apresenta corpo leve, alta carbonatação e baixo amargor", conta a embaixadora da Krug Bier, Fabiana Bontempo. Segundo ela, a Dunkel é uma cerveja única. Harmoniza muito bem com comidas picantes, pois o perfil maltado da cerveja encontra a ardência da pimenta e a torna mais suave. Carnes assadas também são uma ótima pedida, pois essa forma de preparo cria uma crosta caramelizada na carne e essas notas também estão presentes nos grãos que compõem a cerveja, compondo o que chamamos de harmonização por semelhança. "Falando sobre queijos, a Dunkel vai muito bem com os de massa amarela como gouda e emental. E, por fim, por que não degustá-la com uma deliciosa sobremesa? Peça um pudim de leite condensado, uma mousse de chocolate ou simplesmente um bom doce de leite na colher! Quando se trata de aconchego, essa harmonização não tem erro!".

Red Baron (Falke Bier)

© DivulgaçãoO nome dessa cerveja é uma homenagem ao Barão Vermelho, famoso piloto alemão da Primeira Guerra Mundial. Com malte levemente torrado na própria fábrica, a Red Baron mostra personalidade única, sendo a primeira do estilo Viena Lager no Brasil. Ela possui coloração avermelhada e refrescância típica das lager, mas também traz um sabor bem maltado, revelando notas leves de café e caramelo. De acordo com o cervejeiro e sócio da Falke Bier, Marco Falcone, a opção harmoniza com queijos pouco condimentados como o gouda e o estepe. "Ela também vai muito bem com linguiças, salsichas e embutidos em geral. O joelho de porco é também uma ótima opção", indica.

Calúnia (Krug Bier)

© DivulgaçãoA Calúnia é uma American Pale Ale, dourada e levemente turva, pois não é filtrada. É uma cerveja bastante perfumada, que traz aromas com notas cítricas e uma base de maltes que fazem suporte para o seu amargor moderadamente alto, final seco e aquele gostinho de lúpulo no retrogosto. Para os amantes do lúpulo, que buscam intensidade de amargor e um buquê rico em aromas, essa American Pale Ale é a escolha ideal. "Em sua produção, ela leva uma dose extra de lúpulos, que é adicionada tardiamente (o dry hopping). Isso confere um maior frescor para a cerveja, já que os lúpulos são acrescentados na parte fria do processo, mantendo suas características aromáticas muito mais preservadas", conta a embaixadora da Krug. As melhores harmonizações com o estilo American Pale Ale são os Hamburgers, de preferência os com queijo cheddar e bacon. A gordura do bacon, a untuosidade do queijo e o umami da carne combinam muito bem com o amargor do lúpulo dessa opção.

Ouro Preto (Falke Bier)

© DivulgaçãoEssa Schwaezbier tem coloração escura avermelhada, espuma persistente e corpo médio. Selecionada pelo mestre Marco Falcone como "coringa", ela serve muito bem para o outono, mas, por ser uma lager, também se encaixa bem em outras estações. "Devido a torra do malte, que acontece em nossa fábrica, seu paladar traz notas de café e caramelo no final. Uma dica é combiná-la com cordeiro grelhado ou queijos de fungo azul como camembleu e gorgonzola. Ela harmoniza também com sobremesas como chocolate meio amargo ou apimentado", aponta.

Inocência (Krug Bier)

© DivulgaçãoSegundo Fabiana Bontempo, essa representante do estilo Belgian Tripel - estilo que surgiu nos monastérios belgas - traz uma forte presença de notas de frutas amarelas, que remetem ao sabor do abacaxi e da carambola, e um fundo com notas condimentadas que trazem os aromas do cravo e da pimenta. O malte contribui conferindo a ela um leve toque de mel e cereais. "Na boca, a Inocência apresenta leve dulçor e amargor moderado, seguido de um final seco e uma porcentagem alcoólica (8%) incrivelmente imperceptível", conta a embaixadora da Krug Bier. Segundo ela, as aves e as opções de peixes mais gordurosos são um excelente acompanhamento para essa opção. Preparações com sabores mais complexos com ervas e especiarias tornam a experimentação da cerveja uma explosão de sabores. Pratos com manjericão, manjerona, hortelã, alecrim, tomilho e coentro são muito bem-vindos, e a presença de algo cítrico também é bastante apropriada.

Forastero (Falke Bier)

© DivulgaçãoEssa representante do estilo Brown Ale é o quarto rótulo do Projeto Brasilidades, uma parceria da Falke Bier com a Casa Orc, que contará com o lançamento de 12 rótulos ao longo de 2021, todos com ingredientes brasileiros. A Forastero é uma cerveja que leva em sua fórmula cacau da Amazônia e casca de laranja. Ela possui coloração negro avermelhada, é bem maltada e ao mesmo tempo aromática e refrescante, com notas cítricas e leves de chocolate meio amargo no final. É uma ótima opção para esta temporada.