Mundo

Conheça o país que vai vacinar seus turistas contra a Covid-19

Essa nova iniciativa, anunciada pelo ministro do turismo do país, Abdullah Mausoom, no canal “CNBC”


Tem-se falado muito sobre “passaportes de vacina” e estratégias criativas dos destinos turísticos para atrair visitantes – como pagar pelas suas despesas para viajar para Malta no verão europeu deste ano. Mas um conjunto de ilhas glamourosas no Oceano Índico acaba de anunciar uma ideia ainda mais tentadora: as Maldivas estão planejando vacinar os viajantes que chegarem para passar as férias no país. 

Essa nova iniciativa, anunciada pelo ministro do turismo do país, Abdullah Mausoom, no canal “CNBC”, é apenas uma de três etapas de um plano para reaquecer a economia local. Mausoom chama a estratégia de “visite, se vacine e aproveite as férias”. A data que ela entrará em vigor, no entanto, ainda não foi anunciada.

A ideia segue os passos de outro conceito criativo que as Maldivas desenvolveram no ano passado: o primeiro programa de fidelidade de destinos do mundo. Chamado de “Maldives Bordes Miles”, ele funciona como os planos de pontos das companhias aéreas, em que os viajantes acumulam pontuações de acordo com o número de visitas ao país e o tempo de sua estadia. Quem celebrar ocasiões especiais no país também poderá ganhar pontos adicionais.

Como muitos outros destinos que dependem da atividade turística, as Maldivas foram duramente atingidas pela pandemia do novo coronavírus. O turismo corresponde a 28% da economia nacional e, normalmente, o país recebe mais de 1,7 milhão de viajantes todos os anos. Em 2020, o arquipélago teve menos de um terço desse número, com 555,494 estrangeiros de férias nas ilhas paradisíacas – apesar do resultado já ser considerado um sucesso diante das circunstâncias.

Desde julho do ano passado, as Maldivas permitem a entrada de viajantes de qualquer destino – e vêm tentando deixar esse processo cada vez mais fácil. No dia 16 de abril, o país anunciou que autorizará a entrada sem restrições de pessoas totalmente imunizadas, duas semanas depois de terem tomado a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. Quem ainda não foi vacinado deve apresentar um exame PCR negativo antes do embarque, além de baixar um aplicativo nacional de rastreamento de contato que será usado durante toda a estadia no país.

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos classifica as Maldivas no nível 4 de alto risco de Covid, apesar dos números estarem em queda no país, com média de 90 novos casos registrados por dia. Segundo a Reuters, cerca de 28,6% dos 500 mil habitantes do arquipélago estão totalmente vacinados, e Mausoom afirma que 90% dos profissionais na linha de frente do turismo nacional estão imunizados.

Dada a perspectiva dessa nova iniciativa, pode ser o momento ideal para começar a sonhar com uma viagem a essas ilhas dos sonhos.

 

 

 

 

 

 

 

Laura Begley Bloom (Brasil Forbes)