Mundo

Distribuição eficaz aliada a plano de imunização, colocam MS no topo do ranking de vacinação contra Covid-19

Mais uma vez, Mato Grosso do Sul está entre os melhores e desta vez na liderança da Campanha de Imunização Contra ocornavírus, se tornando o Estado que mais aplica doses de vacinas no país.


Plano de distribuição eficiente das vacinas contra a Covid-19 do Governo de Mato Grosso do Sul aliado ao trabalho de imunização planejado das prefeituras dos 79 municípios, tem garantido ao Estado posições de destaque no ranking nacional de imunização. 

Mais uma vez, Mato Grosso do Sul está entre os melhores e desta vez na liderança da Campanha de Imunização Contra ocornavírus, se tornando o Estado que mais aplica doses de vacinas no país. Conforme o Consórcio de Veículos de Imprensa, o Estado passou a ocupar o primeiro lugar na aplicação da primeira dose (D1). E já liderava há semanas na aplicação da dose 2 (D2).

Emocionado, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, agradeceu a todos, equipe, prefeitos e secretários municipais pelo engajamento na vacinação em todos os municípios. “Nós estamos muito felizes, vários de nós se emocionaram e vibraram com esta belíssima conquista. Isso é muito bom e importante porque sinaliza primeiro de tudo, planejamento. Significa que nós tivemos uma equipe muito eficiente”, pontua.

Resende ainda lembra que a colaboração das forças de segurança pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) teve um papel fundamental neste processo. “Todas as forças foram extremamente importantes. Faço um referencial especial, ao Corpo de Bombeiros Militar, que nos ajudou nesta forma de organização. Todas as 10 remessas foram encaminhadas aos municípios do Estado, com apenas 12 horas. Isto também nos colocou no ranking de melhor distribuição de vacinas no país. Tudo isso, é muito honroso para o nosso Estado”.
Geraldo Resende ainda destaca que o mutirão de vacinação feito pelos municípios nos finais de semana colaborou para o excelente resultado na Campanha de Imunização Estadual. “Isto significa o envolvimento dos prefeitos e prefeitas, dos secretários e secretarias municipais de saúde e das equipes de imunização que atenderam ao nosso apelo e fizeram esse mutirão nos finais de semana. Assim, fez com que esse retrato fosse estampado nacionalmente. Fica o meu agradecimento a todos os municípios. E reforço: ‘lugar de vacina é no braço e não na geladeira’, continuem vacinando”.

Dados do Consórcio de Veículos de Imprensa, registram nesta segunda-feira (29), Mato Grosso do Sul em primeiro lugar, com 9,97% de vacinação da população geral do Estado referente a primeira dose (D1), seguido depois do Estado do Amazonas, com 9,87% e Bahia com 9,19%. O Estado também lidera quanto a segunda dose (D2) com 3,22%, depois vem o Amazonas com 2,96%, São Paulo com 2,98 e Roraima com 2,84%.
O Vacinômetro MS – Covid-19 aponta com dados atualizados para 10,07% sendo 373.952 doses aplicadas. E mais 3,24% de imunização sendo 124.153 doses aplicadas referente a D2 em Mato Grosso do Sul. Com 10 remessas de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde, o Estado possuiu 467.010 doses entre Coronavac e Astrazeneca/Oxford.

Acesse aqui o mapa da vacinação.