F5

EUA concedem autorização emergencial para vacina da Johnson & Johnson

A grande vantagem da vacina da Johnson & Johnson é ser aplicada em dose única


A FDA (Food and Drug Administration) –equivalente à Anvisa dos Estados Unidos– autorizou neste sábado (27.fev.2021) o uso emergencial da vacina da Johnson & Johnson contra a covid-19. É o 3º imunizante aprovado pelos EUA, depois dos produzidos pela Pfizer/BioNTech e pela Moderna.

O diferencial da vacina desenvolvida pela farmacêutica Janssen, do grupo J&J, é que ela é ministrada em só uma dose. Isso acelera a imunização em massa. Por outro lado, o exemplar apontou eficácia de 72% nos testes clínicos nos EUA. Está aquém dos resultados da Pfizer (95%) e da Moderna (94%).

 

O imunizante, porém, reduz em 85% a possibilidade de uma pessoa desenvolver a forma grave da covid-19. Nenhum voluntário foi hospitalizado ou morreu em decorrência da doença no período de testes.

Mesmo assim, autoridades estão preocupadas quanto à rejeição do público em relação a vacina da Janssen. Podem dar preferência pelas vacinas concorrentes, com aplicação já avançada no país. O epidemiologista Anthony Fauci, integrante da força-tarefa da Casa Branca contra a pandemia, disse que todos os exemplares aprovados pela FDA são “altamente eficazes”.

“Não se prendam, necessariamente, ao jogo dos números, porque é uma vacina muito boa, e o que precisamos é do maior número possível de vacinas boas […] Em vez de analisar a diferença entre 94% e 72%, aceite o fato de que agora vocês têm 3 vacinas altamente eficazes. Ponto final”, disse Fauci.

A inclusão de uma 3ª empresa na campanha de vacinação norte-americana aumenta as esperanças do governo de imunizar toda a população no 1º semestre. A Johnson se comprometeu a entregar 100 milhões do doses até o final de junho.

A empresa disse que enviará 4 milhões de unidades assim que o órgão regulador autorizar a distribuição da vacina. Mais 20 milhões chegarão até o final de março.

Esses números somam-se às 600 milhões de doses da Pfizer e da Moderna programadas para o mesmo prazo. A soma seria mais que o necessário para inocular o vírus em território norte-americano. Além disso, até este sábado (27.fev), os EUA já aplicaram 70,45 milhões de doses.