Mundo

Senado quer aprovar indicação de Trump à Suprema Corte antes das eleições

Foi marcada para 12 de outubro a 1ª audiência com Barrett, que atualmente trabalha no 7º Circuito do Tribunal de Apelações de Chicago. Na sabatina, deve ser questionada sobre suas posições antiaborto e pró-armas.


O Senado dos Estados Unidos pretende ratificar a indicação de Amy Coney Barrett à Suprema Corte até 30 de outubro, 4 dias antes das eleições norte-americanas, em 3 de novembro. Ela foi escolhida pelo presidente Donald Trump para assumir a vaga deixada por Ruth Bader Ginsburg, que morreu aos 87 anos.

Foi marcada para 12 de outubro a 1ª audiência com Barrett, que atualmente trabalha no 7º Circuito do Tribunal de Apelações de Chicago. Na sabatina, deve ser questionada sobre suas posições antiaborto e pró-armas.

A Casa Alta do Capitólio tem maioria republicana –partido de Trump– e quer ampliar o domínio conservador na Corte para 6 a 3. É 1 desejo do presidente que a vaga seja preenchida antes do pleito, evitando assim que o democrata Joe Biden –se eleito– possa fazer uma indicação liberal.

Se confirmada para assumir como juíza associada da Corte, Barrett será a 3ª escolha de Trump dentro do Tribunal. Em 2017, ele indicou Neil Gorsuch e, em 2018, Brett Kavanaugh, que “venceu” uma disputa interna com ACB –como Barrett foi apelidada pela imprensa norte-americana.

Um dos objetivos de Trump de substituir rapidamente a cadeira de Ginsburg é, segundo ele, evitar empates em decisões que envolvam as eleições de novembro, apontadas por ele como potenciais fraudulentas, devido à maior adesão do voto por correio devido à pandemia da covid-19.

Para isso, Trump aposta que o Senado comandado pelo experiente Mitch McConnell delibere o assunto em até 34 dias, prazo muito menor que o praticado nas últimas 13 indicações, que levaram mais de 2 meses, com exceção de Ginsburg, que levou 42 dias em 1993. Seria a mais rápida desde a ratificação de Sandra Day O’Connor, indicada por Ronald Reagan em 1981 e aprovada de forma unânime pela Casa.

QUEM É AMY CONEY BARRETT

A indicada por Trump à Suprema Corte nasceu em Nova Orlenas (Louisiana). É católica, tem 48 anos e 7 filhos. Foi professora de Direito da Universidade de Notre Dame. Entre suas posições, ela é a favor de limitar as possibilidades de aborto, legalizado nos Estados Unidos em 1973.

Ela já foi cotada para ser indicada por Trump em 2018, quando foi preterida por Kavanaugh. À época, o presidente disse que Barrett seria guardada para substituir Ruth Bader Ginsburg, que já tinha 85 anos.

Barrett é a 2ª mulher indicada por 1 republicano para a mais importante Corte de Justiça da maior potência mundial. A outra foi Sandra Day O’Connor. Ela se aposentou 2006 e hoje tem 90 anos.