Política

PSL-SP proíbe coligação com PT, Psol e o PC do B

Apesar da norma, a candidata à prefeitura de Itapirapuã Paulista, Sirlene Almeida Camargo (PT), formou uma chapa com 1 vice do PSL, o policial Aguinaldo Domingues da Cruz.


A Comissão Executiva do PSL em São Paulo informou nesta 2ª feira (21.ago.2020) que, nas cidades em que o partido figura como cabeça de chapa nas eleições municipais de 2020, são proibidas coligações com o PT, Psol e o PC do B.

Segundo a sigla, o não cumprimento da norma estabelecida em resolução do partido ocasionará a nulidade da convenção municipal para as eleições 2020, podendo implicar na destituição da comissão executiva municipal ou intervenção na mesma.

Eis a íntegra  (510KB) da resolução do PSL que estabelece as diretrizes partidárias para as eleições municipais 2020 no Estado de São Paulo. Foi definida em janeiro.

O documento informa ainda que o PSL deverá obrigatoriamente possuir candidatura própria a prefeito e chapa de vereadores completa em todos os municípios onde esteja constituído em São Paulo. As possíveis candidaturas deverão ser encaminhadas ao Diretório Estadual.

Apesar da norma, a candidata à prefeitura de Itapirapuã Paulista, Sirlene Almeida Camargo (PT), formou uma chapa com 1 vice do PSL, o policial Aguinaldo Domingues da Cruz.

Em comunicado interno (íntegra –514KB), enviado nessa 2ª feira (21.set.2020) aos filiados, o deputado federal Júnior Bozzella (PSL-SP), presidente do diretório paulista do partido, informa que ficou sabendo sobre a chapa de Aguinaldo Domingues da Cruz e pediu a descoligação.

“Solicitamos providências imediatas no sentido de cumprir a resolução. Toda documentação recebida por esta estadual relatava o Policial Cruz como pré-candidato a Prefeito. Em nenhum momento esta estadual foi comunicada de tal coligação. O não atendimento deste comunicado implicará na imediata destituição do diretório municipal e medidas cabíveis para anulação de tal coligação”, diz o documento.

De acordo com atas das convenções dos partidos, disponibilizadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há coligações entre o PSL e o PT em ao menos 6 municípios nas eleições para prefeito em 2020: Belford Roxo (RJ); Francisco Morato (SP); Ilha Solteira (SP) Palmeira dos Índios (AL); São Cristóvão (SE); e Trindade (PE).