F5

Witzel foi internado 1 dia depois de ser afastado do governo do RJ

De acordo com nota do governo do Rio, Witzel realizou exames e, depois da alta, retornou ao Palácio das Laranjeiras, residência oficial do chefe do Executivo fluminense.


O governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) deu entrada neste sábado (29.ago.2020) no Hospital Copa D’or depois de passar mal. Tratava-se de uma infecção. Foi medicado e em seguida liberado.

De acordo com nota do governo do Rio, Witzel realizou exames e, depois da alta, retornou ao Palácio das Laranjeiras, residência oficial do chefe do Executivo fluminense.

“O governador afastado do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, deu entrada na manhã deste sábado (29/08) no Hospital Copa D’Or. Após ser atendido e passar por exames, foi diagnosticado com infecção, medicado e liberado em seguida, retornando para o Palácio Laranjeiras”, disse o núcleo de imprensa do governo em nota.

O episódio foi no dia seguinte à decisão do ministro Benedito Gonçalves, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), de afastar o governador do cargo por 180 dias.

A ordem de afastamento é decorrência da delação premiada do ex-secretário estadual de Saúde Edmar Santos e de duas operações realizadas em maio: a Operação Favorito (14.mai.2020) e a Operação Placebo (26.mai.2020).

Segundo os investigadores, a partir da eleição de Wilson Witzel, estruturou-se no âmbito do governo estadual uma organização criminosa, dividida em três grupos, que disputavam o poder mediante o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.

Liderados por empresários, esses grupos lotearam algumas das principais pastas estaduais para implementar esquemas que beneficiassem suas empresas.

O Ministério Público Federal (MPF) afirma ainda que o escritório de advocacia da primeira-dama, Helena Witzel, era utilizado para intermediar o pagamento de propina para o governador.