Política

Secretário de Saúde do Rio de Janeiro é demitido

Assessores do governador Wilson Witzel (PSC) confirmaram a saída de Santos, em meio à crise de saúde, sanitária e humanitária da covid-19, doença respiratória desencadeada pelo novo coronavírus.


O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, foi demitido na manhã deste domingo (17.mai.2020). A decisão foi tomada depois de uma acusação de fraude em licitação para compra de respiradores. O atraso na construção de hospitais de campanha no Estado também pesou. O de São Gonçalo não chegou a ser inaugurado; a cerimônia deveria ter ocorrido na tarde deste domingo e foi cancelada.

Assessores do governador Wilson Witzel (PSC) confirmaram a saída de Santos, em meio à crise de saúde, sanitária e humanitária da covid-19, doença respiratória desencadeada pelo novo coronavírus. O médico Fernando Ferry substitui Santos no cargo.

A PF (Polícia Federal) do Estado deflagrou a operação Favorito, que prendeu outros suspeitos de fraude em compras emergenciais nesta semana e recebeu o apoio de Witzel na 5ª feira (14.mai). No início do mês, o número dois da da pasta, o ex-subsecretário de Saúde Grabriell Neves e mais 3 pessoas, também suspeitas de obter vantagens em licitações, foram presas no início de maio.

A covid-19 já fez 2.614 vítimas fatais no Rio de Janeiro. Ao todo, o Estado tem 21.601 infectados e a taxa de mortalidade é de 15,1%. Os dados são da atualização do Ministério da Saúde, no sábado (16.mai).