Entretenimento

Mulher de Faustão, Luciana Cardoso apoia bariátrica do filho de 16 anos. Veja!

Em 2009, Fausto se submeteu ao procedimento e perdeu mais de 40 quilos.


Filho de Fausto Silva, João Guilherme passou por uma cirurgia bariátrica em um hospital de São Paulo na última terça-feira (12). Segundo o colunista Vladimir Alves, do programa "A Tarde É Sua", o adolescente, de 16 anos, recebeu alta na quinta-feira (14). A informação foi confirmada por Luciana Cardoso, mulher do apresentador e mãe de João, que apoiou a operação do primogênito. "Emagrecer e prevenção de problemas médicos futuros que tinha propensão", declarou a jornalista ao "Na Telinha". Em 2009, Fausto se submeteu ao procedimento e perdeu mais de 40 quilos. 

Entenda cirurgia feita por filho de Fausto Silva

Comparado ao pai em fotos nas redes sociais, João realizou o bypass gástrico. O procedimento – seguro e com resultados consistentes e sustentáveis a longo prazo –, é considerado pela maioria dos cirurgiões como o padrão ouro da bariátrica. O estômago é dividido em duas partes através de um "grampeamento cirúrgico": uma parte maior, onde será mantido toda a vascularização, fica excluída do trânsito alimentar, e a outra por onde passará o alimento fica bem reduzida.

Como é feito o bypass gástrico

É realizado também um pequeno desvio no intestino na sua porção inicial. Essa alteração tem como objetivo levar o alimento mais rapidamente ao final do intestino delgado, onde alguns outros hormônios serão estimulados e produzidos. Esses outros hormônios levam à saciedade precoce e aumento do gasto energético, o que também contribui para o emagrecimento. O resultado é que o paciente passa a ter apetite reduzido e saciedade precoce devido à ação de vários entero-hormônios.

Técnica atrapalha a absorção de calorias e nutrientes

Modalidade mais praticada no Brasil, o bypass é realizado de forma minimamente invasiva, através de videolaparoscopia, fazendo com que a recuperação seja muito mais rápida e os riscos muito reduzidos em relação ao método antigo, com o abdome aberto. A técnica é disabsortiva, ou seja, atrapalha a absorção de calorias e nutrientes. Na maioria dos casos, a cirurgia proporciona uma série de benefícios para o tratamento da obesidade e tratamento do diabetes, assim como, as diversas doenças associadas.

João Guilherme vive isolamento domiciliar com a família

João mora e estuda na Suíça. Atualmente, ele está passando a quarentena com a família em São Paulo, onde comemorou o aniversário de Fausto Silva. O rapaz já mostrou interesse em seguir os passos do pai na TV ao atuar como repórter de rádio no colégio. Faustão optou por preservar o público diante da pandemia que preocupa todo o mundo e apresentou o "Domingão" sem plateia pela primeira vez em 31 anos devido ao coronavírus.

(Por Patrícia Dias)