Esportes

Champions League: Atalanta atropela Valencia por 4 a 1 e encaminha vaga histórica para as quartas

A equipe italiana atropelou o Valencia por 4 a 1 pelo jogo de ida das oitavas de final, em San Siro, Milão, e encaminhou uma vaga histórica nas quartas de final.


Atalanta fez nesta quarta-feira a primeira partida de mata-mata de sua história na Champions League – e o torcedor não poderia ter sonhado com uma noite melhor.

A equipe italiana atropelou o Valencia por 4 a 1 pelo jogo de ida das oitavas de final, em San Siro, Milão, e encaminhou uma vaga histórica nas quartas de final.

Para se classificar, o time treinado por Gian Piero Gasperini pode perder até por dois gols na partida de volta. Derrota por 3 a 0 daria a vaga aos espanhóis, ao passo que um revés por 4 a 1 levaria o duelo para os pênaltis.

Equipe italiana enfrenta o Valencia 'com chances iguais' de avançar às quartas de final

© Fornecido por ESPN Equipe italiana enfrenta o Valencia 'com chances iguais' de avançar às quartas de final

O jogo aconteceu a 50 km de Bergamo, sede da Atalanta, porque o estádio Atleti Azzurri d’Italia, casa dos nerazzurri, está passando por reformas e só pode receber cerca de 16 mil pessoas.

© Fornecido por ESPN do Brasil Eventos Esportivos LTDAFicha técnica

Atalanta 4 x 1 Valencia

GOLS: Hateboer (16' do 1º tempo e 17' do 2º tempo), Ilicic (42' do 1º tempo) e Freuler (12' do 2º tempo); Cheryshev (22' do 2º tempo)

 

 ATALANTA: Gollini; Rafael Tolói, Palomino e Caldara (Zapata); Hateboer, De Roon, Freuler, Pasalic (Tameze) e Gosens; Papu Gómez (Malinovskyi) e Ilicic. Técnico: Gian Piero Gasperini

VALENCIA: Doménech; Wass, Diakhaby, Mangala e Gaya; Ferran Torres, Dani Parejo, Kondogbia e Soler; Gonçalo Guedes (Cheryshev) e Maxi Gómez (Gameiro). Técnico: Albert Celades

Estatísticas

  • Josip Ilicic tem 11 gols nos últimos 10 jogos pela Atalanta
  • A Atalanta disputa a Champions League pela primeira vez em sua história
  • O Valencia não avança às quartas de final desde 2006/07, quando bateu a Inter de Milão nas oitavas
  • Desde 2006, o Valencia não vence um italiano na Champions (0 vitória, 2 empates e 4 derrotas
  • A Atalanta foi o primeiro time da história a avançar ao mata-mata após perder os três primeiros jogos da fase de grupos

 

 

 

Pressão da Atalanta logo de cara

A Atalanta começou melhor e criando boas chances. Logo aos três minutos, Papu Gómez cobrou falta da entrada da área e levou perigo. Aos sete, Ilicic deixou Pasalic na cara do goleiro, mas Doménech fez uma defesa monumental e evitou a abertura do placar.

Foi aos 15 minutos que a pressão deu resultado. Papu Gómez fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasante. No segundo pau, Hateboer antecipou a defesa e fez o 1 a 0.

Com o placar adverso, o Valencia melhorou no jogo. Uma falta cobrada rapidamente deixou Maxi Gomez na cara do gol e o atacante acertou a trave. Quatro minutos depois, Gaya deu uma cavadinha por cima da linha defensiva e deixou Gonçalo Guedes na cara do goleiro, mas o português bateu cruzado para fora.

E quem não faz...

Leva. Aos 42 minutos, Ilicic recebeu na entrada da área, protegeu com o corpo contra a chegada da marcação e soltou uma bomba de perna direita – que não é a boa – para fazer o segundo. Domenéch ainda tocou na bola, mas não conseguiu desviar sua trajetória o suficiente.

'Virou passeio' com ajuda do VAR

Mesmo com a vantagem, a Atalanta também começou o segundo tempo pressionando.

Aos 11 minutos, Papu Gómez roubou bola no campo de ataque e entregou para Freuler. O meio-campista acertou uma patada da entrada da área, de chapa, no ângulo de Domenéch, ampliando para 3 a 0.

Quatro minutos depois, o Valencia perdeu a chance de diminuir. A Atalanta saiu jogando errado no campo de defesa e os espanhóis aproveitaram, cruzando rasteiro e deixando Maxi Gómez sozinho na pequena área. O atacante, porém, bateu em cima de Gollini, que encaixou a bola numa defesa monstruosa.

E o desperdício na frente foi castigado outra vez atrás. Aos 17, Hateboer foi lançado nas costas da zaga. Impedido, Ilicic fez o corta-luz, e o ala-direita saiu na cara do goleiro para fazer o quarto gol. O VAR checou o lance e decidiu não assinalar infração.

Os visitantes finalmente tiraram o zero do placar aos 21. Denis Cheryshev, que havia entrado em campo dois minutos antes, aproveitou erro de Palomino na saída de bola e bateu rasteiro da entrada da área, cruzado, deixando a desvantagem em 4 a 1.

O Valencia ainda se jogou no campo de ataque e tentou diminuir o prejuízo, mas sem eficiência nas finalizações.

Próximos jogos

Agora, as equipes retornam a campo já neste fim de semana para as rodadas de seus campeonatos nacionais.

  • Sábado, 22/02, 14h30: Real Sociedad x Valencia, ESPN e WatchESPN
  • Domingo, 23/02, 11h: Atalanta x Sassuolo
  • Terça, 10/03, 17h: Valencia x Atalanta