Entretenimento

Netflix revela quais títulos já precisou remover a pedido de governos

O mais recente aconteceu na Arábia Saudita, no ano passado, quando a plataforma de streaming retirou um episódio da série Patriot Act with Hasan Minhaj por fazer críticas ao governo do país.


Netflix resolveu divulgar, pela primeira vez, dados oficiais sobre os títulos que já precisou remover da sua plataforma a pedido de governos. Em documento, a companhia contou que apenas nove dessas solicitações, que envolvem filmes e um único episódio de uma série, foram cumpridas.

O país que mais fez pedidos à Netflix para a remoção de conteúdo e teve seu desejo cumprido foi Singapura, que resultou na retirada de cinco títulos em 2018 e 2019: A Última Tentação de CristoCozinhando em 4:20The Legend of 420Disjointed e até o brasileiro Se Beber, Não Ceie, especial de Natal do Porta dos Fundos. A justificativa do país é o fato de a maconha ser ilegal por lá.

Na Nova Zelândia, em 2015, a Netflix removeu o título The Bridge, apenas por ser classificado no país como "censurável", enquanto no Vietnã, em 2017, as autoridades do local pediram a remoção do filme Nascido para Matar, de Stanley Kubrick, e A Noite dos Mortos-Vivos foi retirado do catálogo da Alemanha.

O mais recente aconteceu na Arábia Saudita, no ano passado, quando a plataforma de streaming retirou um episódio da série Patriot Act with Hasan Minhaj por fazer críticas ao governo do país.

Quase aconteceu no Brasil

No fim do ano passado, com o lançamento do especial de Natal do Porta dos Fundos, a Netflix havia recebido uma notificação do desembargador Benedicto Abicair, da 6° Câmara Cível do Rio de Janeiro, que havia pedido a suspensão do filme na plataforma de streaming, sob a alegação de atacar a "sociedade brasileira, majoritariamente cristã". 

A Netflix se defendeu e afirmou apoiar a expressão artística, lutando "para defender esse importante princípio, que é o coração de grandes histórias".

Lembrando que a remoção só acontece no país em que o pedido for emitido pelo governo, quando a Netflix não consegue um acordo e recebe um pedido escrito das autoridades.

Fonte: Netflix

Trending no Canaltech: