Geral

Mãe e filhos sobrevivem 34 dias perdidos em selva na Colômbia

O pai, quando voltou para onde deixou sua família, não os encontrou em lugar nenhum. Os dias se passaram e o homem não tinha notícias de seus entes queridos.


Uma mãe de 40 anos e seus três filhos, de 14, 12 e 10 anos foram resgatados pela Marinha colombiana após ficarem perdidos na selva por 34 dias.

A família de turistas desapareceu em 19 de dezembro. De acordo com o comandante da Força Naval do Sul da Colômbia, Sergio Alfredo Serrano, “os membros da família foram encontrados próximos da fronteira Colômbia-Peru.”

A família, que vive em Puerto Leguízamo, em Putumayo, na Colômbia, estava de férias na região amazônica. Eles decidiram ir em um lugar que raramente é visitado por turistas e até nativos, que seria um paraíso de pesca.

No entanto, o pai das crianças deixou o grupo para fazer uma compra quando uma tempestade eclodiu. Mãe e os filhos, diante da chuva forte, teriam decidido procurar o homem, que havia se atrasado, mas eles se perderam ao longo do caminho, segundo as versões iniciais conhecidas pelas autoridades.

O pai, quando voltou para onde deixou sua família, não os encontrou em lugar nenhum. Os dias se passaram e o homem não tinha notícias de seus entes queridos.

Resgate na fronteira do Peru

A mãe e os filhos foram encontrados por membros da comunidade indígena Secoya, que vive na selva, e entrou em contato com as autoridades peruanas. A família foi levada ao hospital porque estavam com sintomas de desnutrição e ferimentos leves. 

Eles sobrevieram pelos 34 dias comendo frutas silvestres e o que mais encontravam.

Depois de resgatada, a mãe disse à imprensa local: “Quando nos encontraram, ficamos acordados por meia hora e depois desmaiamos. Tivemos que beber água o tempo todo e as meninas não conseguiam andar”.

A família estava seguindo o rio Putumayo quando, sem saber, atravessaram o Peru, segundo relatos. A mídia local não mencionou o nome dos turistas.

Em novembro de 2017, a Polícia encontrou um menino de 17 anos com deficiência cognitiva, perdido 28 dias na floresta amazônica colombiana.