Geral

Enem: professores avaliam segunda prova como conteudista

Candidatos responderam, neste domingo (10), a 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.


Ocorrida neste domingo (10), e apontaram que o exame manteve o padrão de edições anteriores. Dessa forma, os candidatos enfrentaram uma prova conteudista.

Candidatos responderam a 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. A saída, sem o caderno de perguntas, está liberada a partir das 15h50 – os alunos podem levar o caderno somente 30 minutos antes do término oficial do exame, às 18h.

 

Para o professor de química do QG do Enem Carlos André, a prova de química abordou diversas questões sobre o cotidiano. “Palha de aço para tirar cheiro de alho da mão, amido para retirar a concentração de sal no feijão. São questões do dia a dia e é justamente essa a abordagem do Enem”, avaliou.

André listou algumas das questões da prova de química: acidez, cálculos de PH em poupas de frutas, amido para salgar o feijão, utilização de café como adubo, entre outros. “É um pouco prematuro, mas a priori a prova foi conteudista”, disse. “Mas a prova aborda de 15 a 20 questões com essa pegada.” O nível de dificuldade da prova, segundo o professor, é de 7.

 

 

Sérgio Souza, professor de química do cursinho da Poli-USP, contabilizou 17 questões de química na prova – a conta aborda, também, perguntas interdisciplinares. Destas, quatro discutiram o assunto eletroquímica. “O aluno tinha que ter conhecimento a respeito do tema para conseguir responder qualquer uma”, avaliou.

Para a professora de biologia do Sistema de Ensino COC Brunna Coelho, a prova manteve o nível das últimas edições. “Foram duas questões mais complicadas. O restante foi tranquilo”, disse sobre as perguntas biológicas. Segundo a docente, o nível de dificuldade do exame é 7 em uma escala de 0 a 10. Os temas abordados na área de biologia foram, entre outros: imunologia, vacina, vírus, meio ambiente, citologia, relações ecológicas, genética e respiração celular.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

R7