Geral

Brasil reconhece Delcy Rodríguez como presidente interina da Venezuela

Ditador Nicolás Maduro foi preso por militares dos Estados Unidos


A ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, afirmou durante entrevista coletiva à imprensa na tarde deste sábado (3) que o Brasil reconhece a vice-presidente Delcy Rodríguez como presidente interina da Venezuela. O ditador Nicolás Maduro foi preso hoje por militares dos Estados Unidos.

“Na ausência do atual presidente, Maduro, é a vice-presidente. Ela está como presidente interina”, disse.

Maria Laura reforçou a posição do Brasil condenando o ataque americano. “O Brasil continua sendo a favor do direito internacional, que é a posição tradicional brasileira contra qualquer tipo de invasão territorial, e pela soberania dos países”, frisou.

A embaixadora substitui o ministro Mauro Vieira, que estava de férias, mas interrompeu o descanso e viajou de volta a Brasília ainda neste sábado para acompanhar os acontecimentos envolvendo o país vizinho.

Entenda a situação na Venezuela

Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram capturados e retirados do quarto de casa, por volta das 2h da madrugada (horário de MS e Caracas) deste sábado (3). A capital da Venezuela, Caracas, e outras cidades foram bombardeadas pelos Estados Unidos. Entre os alvos, estão bases militares, portos, aeroportos e antenas de comunicação.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a captura do presidente e da primeira-dama venezuelanos no início desta manhã. Os dois foram levados para Nova York, onde serão processados pela justiça do país norte-americano, após indiciamento.