Trânsito

Detran habilita primeiro condutor de MS pela CNH do Brasil

O trabalhador Bruno Amorim Gonçalo, de 29 anos, tornou-se o primeiro condutor de Mato Grosso do Sul a ter a Permissão para Dirigir (PPD) pelas novas regras da CNH do Brasil


Nascido e criado em área rural, o trabalhador Bruno Amorim Gonçalo, de 29 anos, tornou-se o primeiro condutor de Mato Grosso do Sul a ter a Permissão para Dirigir (PPD) pelas novas regras da CNH do Brasil. A experiência dele integra a etapa piloto conduzida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), que agora avança na liberação de agendamentos para exames teóricos e práticos de novos candidatos.

Desde o dia 9 de dezembro, quando o Diário Oficial da União publicou a Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Detran-MS vem trabalhando na adequação de seus sistemas para viabilizar todas as etapas do processo de forma digital, segura e integrada.

Mais do que um avanço tecnológico, a CNH do Brasil representa a simplificação do acesso à habilitação, especialmente para trabalhadores que vivem fora dos grandes centros urbanos. Nascido e criado no meio rural, Bruno faz parte do perfil de pessoas que a nova política busca alcançar: cidadãos que dependem da mobilidade para trabalhar e cuidar da família, mas que historicamente enfrentam mais obstáculos para acessar serviços públicos.

Para avançar nessa fase inicial, considerada piloto, o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, explicou que o trabalho foi conduzido de forma gradual, respeitando cada etapa do processo, sem pular fases ou forçar procedimentos. Segundo ele, essa metodologia permitiu identificar ajustes técnicos e construir um fluxo mais seguro e eficiente para os próximos candidatos.

Luiz Fernando destacou ainda a colaboração direta do candidato piloto, do instrutor Celso Serafim, além do empenho das equipes técnicas da Diretoria de Habilitação (Dirhab) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (Dirti), que acompanharam todas as etapas. “Alguns ajustes são naturais e fazem parte da evolução do sistema, mas o apoio técnico e o acompanhamento constante foram fundamentais para que essa fase fosse concluída com sucesso”, afirmou.

O processo de Bruno teve início no dia 9 de dezembro, diretamente pelo aplicativo CNH do Brasil. No dia 11, quando precisou ir à cidade para fazer compras com a família, buscou orientação na Agência do Detran no Pátio Central, onde já fez a biometria, realizou a captura de imagem, efetuou o pagamento da guia e passou pelos exames médico e psicológico.

Em razão de travas sistêmicas de segurança, relacionadas à carga horária mínima exigida para liberação do exame teórico, a prova foi realizada apenas no dia 18 de dezembro. Com a aprovação, o aplicativo CNH do Brasil liberou a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV).

Embora já soubesse conduzir veículos de duas e quatro rodas, Bruno precisou buscar um instrutor autônomo para cumprir as horas-aula previstas nas novas regras. Por enquanto, apenas instrutores que já eram vinculados a instituições credenciadas possuem acesso ao sistema do Detran-MS.

O instrutor Celso Serafim, explicou que as autoescolas estão se adaptando às novas regras, realizando a cobrança proporcional, considerando a hora-aula e o aluguel do veículo para o exame prático.

Na visão de Celso, a conquista da habilitação teve um significado especial por se tratar de um trabalhador do interior, morador da zona rural, que realmente precisava do documento. A pressão emocional foi intensa, já que o candidato realizou dois exames no mesmo dia (categorias A e B). A aprovação representou uma vitória para toda a família. “Ele não conseguiu dormir na noite anterior e, quando contou para a mãe que tinha sido aprovado, ela chorou de emoção”, relatou o instrutor.