Mundo

Tensão no Caribe: Donald Trump não descarta guerra contra a Venezuela

Mais de 100 pessoas já foram mortas em ataques americanos contra ‘supostos traficantes’


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não descartou a possibilidade de uma guerra contra a Venezuela. Já seu secretário de Estado, Marco Rubio, assegurou nesta sexta-feira (19) que “nada impedirá” Washington de aplicar, no Caribe, o bloqueio contra petroleiros sancionados.

Questionado por telefone à NBC News se descartava ou não a guerra, Trump respondeu: “não descarto.” Mas o presidente norte-americano não disse se tinha a intenção de derrubar o presidente venezuelano Nicolás Maduro. “Ele sabe exatamente o que eu quero”, afirmou Trump.

O governo dos EUA pressiona Maduro e demais autoridades daquele país acusando oficialmente, com apoio da Justiça americana, de liderar um cartel do narcotráfico, o suposto “Cartel de los Soles”.

A reportagem do Uol lembra que mais de 100 pessoas já morreram com ataques americanos contra embarcações de supostos traficantes no Caribe e no Pacífico Oriental desde setembro. Para resumir a polêmica, Rubio advertiu que os Estados Unidos “não podem” e não vão assinar nenhum “acordo de paz” com os grupos que enviam drogas para o país.