Esportes

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

A partida foi marcada por equilíbrio nas estatísticas, mas também por lances de tensão e polêmicas


Na reedição de um dos maiores clássicos do futebol nacional, o Corinthians levou a melhor sobre o Palmeiras no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Na Neo Química Arena, o Timão venceu por 1 a 0 com gol de Memphis Depay, aos 34 minutos do segundo tempo, e agora joga no Allianz Parque para avançar às quartas.

A partida foi marcada por equilíbrio nas estatísticas, mas também por lances de tensão e polêmicas.

Logo aos 18 minutos, após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti para o Corinthians. No entanto, Yuri Alberto desperdiçou a cobrança aos 22, mantendo o placar zerado na etapa inicial.

O clássico seguiu com marcação forte dos dois lados e clima de decisão. Ao todo, foram seis cartões amarelos distribuídos, três para cada equipe. Do lado palmeirense, os zagueiros André Ramalho, Gustavo Gómez e Bruno Fuchs foram advertidos. Pelo Corinthians, Rodrigo Garro, Raniele e Kaka levaram cartão.

No segundo tempo, o técnico D. Silvestre Júnior promoveu alterações importantes no setor ofensivo, com destaque para a entrada de Memphis Depay, que foi decisivo. Aos 79 minutos, ele aproveitou assistência de Matheus e finalizou com precisão para balançar as redes e abrir o placar.

Pouco depois, aos 84, o Palmeiras chegou a empatar com um gol que foi anulado pelo VAR, frustrando a reação alviverde. A equipe de Abel Ferreira ainda tentou pressionar nos minutos finais, mas sem sucesso.

Estatísticas equilibradas, mas resultado justo

Apesar da leve vantagem corintiana na posse de bola (51%), o Palmeiras finalizou mais vezes (11 contra 10), mas teve menos efetividade. O Corinthians acertou 5 chutes no alvo contra 4 do rival. No número de passes, as equipes se equivaleram — 368 para o Timão e 370 para o Verdão —, assim como na precisão (83% x 82%).

O clássico também teve intensidade no contato físico, com 33 faltas marcadas, sendo 20 cometidas pelos donos da casa. Foram 4 escanteios para cada lado e nenhum cartão vermelho.

Próximo duelo

A partida de volta está marcada para o Allianz Parque, na próxima quarta-feira, 6 de agosto, onde o Palmeiras precisará vencer por dois gols de diferença para se classificar direto.

Uma vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis.

O Corinthians joga com a vantagem do empate e pode até perder por um gol se marcar fora e levar a disputa para os pênaltis.